CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA ECO-ESCOLAS

O passado dia 13 de novembro foi um dia de celebração na Cidenai.

A terminar a semana do Global Action Days do Programa Eco-Escolas, que foi marcada por atividades especiais em escolas e instituições em todo o mundo, o Conselho Eco-Escolas da Cidenai organizou, mais uma vez, a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, galardão máximo atribuído pelo trabalho desenvolvido no anterior em prol do ambiente.

Na nossa escola, esta cerimónia foi o culminar duma semana em que continuamos a trabalhar pela proteção do planeta, espalhando eco-pontos em todas as salas, fazendo compromissos de mudança de atitudes e até encorajando líderes mundiais a levar mais longe o compromisso com a Terra.

Neste dia, para além de apresentarmos à comunidade escolar o novo Conselho Eco-Escolas, revelámos os nossos dotes musicais e alegrámos os ouvidos de todos os presentes com um novo Hino do Eco-Escolas.

Aqui fica o vídeo do evento. Esperamos que se juntem a nós em mais um ano cheio de desafios!

A.G.

PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA – FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

O Auditório do fórum da Maia acolheu, no dia treze de janeiro de 2016, a décima terceira edição do ” Projeto Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, que contou mais uma vez com a presença da Escola Profissional de Cidenai. Dois dos seis projetos apresentados pela escola foram premiados no quinto escalão e selecionados para a fase de desenvolvimento. Os projetos denominados “Fasta & Eat” e “Estacionamento Inteligente” foram desenvolvidos pelos alunos da escola e ambos consistem no desenvolvimento de uma aplicação para telemóveis. O primeiro projeto tem o intuito de permitir ao utilizador fazer o pedido de refeição e reserva de mesa online. O segundo, permitirá ao GPS de um carro direcionar o seu condutor para o lugar de estacionamento livre. O Diretor do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos recebeu das mãos do Sr. Eng.º Ilídio Pinho os prémios referentes aos projetos mencionados.

CIDENAI

27º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA CIDENAI

Foi no passado dia 30 de abril que se realizou mais um Dia da Cidenai, assinalando-se o seu 27º aniversário.

A organização deste evento integrou-se no Módulo II da Prova de Aptidão Profissional do formando Eduardo Coelho, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado.

Após a receção dos convidados, pelas 15h00, seguiu-se a abertura do evento, pelas palavras do Prof. Ricardo Sampaio, Diretor Pedagógico, que reiterou a importância deste dia para a escola, o convívio que existe, e também a influência que a mesma tem nos seus formandos.

A tarde seguiu com um programa recheado de surpresas, desde momentos musicais proporcionados por uma ex-concorrente do programa da SIC Fator-X, Filipa Martins, à realização de duas videoconferências com antigos formandos, Vitória Neto e Pedro Pamplona, que vivem no estrangeiro, em Rovigo (Itália) e Budapeste (Roménia), respetivamente. Não pôde faltar o vídeo com memórias de antigos alunos, desde 2003 até 2015, para que os participantes pudessem recordar a sua passagem pela Escola. De referir também os testemunhos de Cristina Paiva, antiga formadora, e de Liliana Matos e Juliana Costa, antigas alunas da escola.

A animação continuou com duas atuações do Grupo de Ballet do Follow Me English Kids Club, de S. Martinho do Campo. Seguiu-se o discurso do formando Eduardo Coelho, que agradeceu a participação de todos os presentes neste dia, tão importante para si.

No final, houve um convívio entre todos, com um lanche e com o habitual bolo comemorativo do Dia da Cidenai.

Uma palavra de agradecimento a todos os convidados, que estiveram presentes pessoalmente ou via Skype, e, de forma especial, a todos aqueles que ajudaram na preparação e organização deste evento.

Até para o ano!

 

Eduardo Coelho (TSEC1316)

VISITA DE ESTUDO AO BANCO SANTANDER TOTTA

No dia 02 de fevereiro de 2016, das 15h15 às 17h00, a turma do 3.º ano do Curso Técnico de Comércio participou numa visita de estudo ao Banco Santander Totta.

A receção aos formandos, feita pelo Diretor de Balcão, Dr. Jorge Costa, cumpriu os formalismos adequados a uma visita deste nível.

A visita guiada teve como primeiro ponto a função do caixa. Explicou os trâmites do dinheiro depositado pelos clientes. A triagem na máquina para detetar as notas falsas e seu destino. Informou os formandos como devem proceder caso tenham em seu poder uma nota falsa.

Seguirame para o gabinete do diretor, onde este fez uma abordagem ao historial do banco e a sua função. De seguida, cada técnico falou dos seus produtos, nomeadamente Abertura de Conta, Custos de manutenção, Descoberto Bancário, Cartão de Crédito e Débito; Planos, Poupança Reforma, Plano Poupança à Habitação, Depósitos a Prazo, Aquisição de Ações, Tipo de Cheques e respetiva responsabilidade, Livranças, Desconto de Letras; Taxa Ativas e Taxas Passivas, Euribor e SPREAD.

Com esta visita os formandos puderam associar as aulas teóricas e prática simulada com a realidade.

No final de cada sessão os formando puseram as suas dúvidas, as quais foram esclarecidas por cada técnico.

A Escola agradeceu a colaboração da Instituição para o enriquecimento dos formandos numa área complexa.

JS

 

CIDENAI SOLAR RACE