A EUROPA VEM À ESCOLA/EUROPE DIRECT PORTO

 

 Mais uma vez a Escola Cidenai, teve a oportunidade de receber, no dia 25 de janeiro, 2 representantes do Gabinete Europe Direct Porto, a Drª Alexandra Neto e o Dr. João Frutuoso. Esta atividade esteve dividida em 2 partes, sendo a primeira dedicada a uma apresentação da história da construção europeia, das suas diversas instituições e finalidades sociais e económicas. Foi uma intervenção bem participada pois diversos alunos iam colocando questões à medida que os assuntos iam sendo explorados.

A segunda parte da sessão foi dedicada a aspetos considerados mais próximos de todos nós, em particular aos estudantes, como por exemplo o destaque feito ao programa Erasmus+, o Corpo Voluntário Europeu, e o programa EURES de apoio ao emprego no espaço europeu.

No final, e de modo a tornar a apresentação mais interativa e dinâmica, foi proposto aos alunos a constituição de equipas para realizarem um quiz sobre conhecimentos em temas europeus. Todos os 26 alunos que participaram nesta iniciativa foram presenteados com material didático sobre a UE e uma pen drive.

A escola agradece à Europe Direct Porto por mais esta excelente iniciativa e pela sua gentiliza em deslocar-se à nossa cidade!

Paulo Sousa- Clube Europeu

ROTA ECO-ESCOLAS PASSA NA CIDENAI 

 

Portugal viveu, em 2017, um ano negro no que toca ao  incêndios florestais. Para além de dezenas de vidas humanas, o país assistiu impotente à destruição de centenas de hectares de floresta e de todos os habitats que estas acolhiam.

Da tragédia, saíram lições e vontades de mudar comportamentos, e o ECO-ESCOLAS juntou-se a esta onda de mudança nacional, dando, neste ano letivo, especial atenção à temática da Floresta.

Uma das iniciativas mais visíveis foi a "Rota pela Floresta", que envolveu dezenas de municípios no propósito de consciencializar crianças e jovens para a importância de proteger este património tão valioso.

Santo Tirso foi um dos municípios que se aliou a esta iniciativa e a Cidenai, como já vem sendo hábito, não perdeu a oportunidade de participar.

A "Rota" consistia numa espécie de maratona, onde vários objetos simbólicos foram passados de escola em escola: uma pa, uma bandeira e um pergaminho. 

No  dia 13 de Março, representantes do Conselho Eco Escolas da Cidenai receberam uma comitiva do Jardim Escola João de Deus, e no dia seguinte foi a vez da comitiva da Cidenai visitar o Centro Escolar da Ermida, deixando com os pequeninos os compromissos estabelecidos. Fomos recebidos com o Hino do jardim infantil, que podem ver de seguida.

O final da "Rota" aconteceu a 21 de Março no fantástico Parque do Ribeiro do Matadouro, onde todos os compromissos foram lidos após o discurso de abertura da Vereadora da Educação.

Foi uma manhã muito agradável e de partilha entre todas as escolas do município. 

A.G.

PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA – FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

O Auditório do fórum da Maia acolheu, no dia treze de janeiro de 2016, a décima terceira edição do ” Projeto Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, que contou mais uma vez com a presença da Escola Profissional de Cidenai. Dois dos seis projetos apresentados pela escola foram premiados no quinto escalão e selecionados para a fase de desenvolvimento. Os projetos denominados “Fasta & Eat” e “Estacionamento Inteligente” foram desenvolvidos pelos alunos da escola e ambos consistem no desenvolvimento de uma aplicação para telemóveis. O primeiro projeto tem o intuito de permitir ao utilizador fazer o pedido de refeição e reserva de mesa online. O segundo, permitirá ao GPS de um carro direcionar o seu condutor para o lugar de estacionamento livre. O Diretor do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos recebeu das mãos do Sr. Eng.º Ilídio Pinho os prémios referentes aos projetos mencionados.

CIDENAI

CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA ECO-ESCOLAS

O passado dia 13 de novembro foi um dia de celebração na Cidenai.

A terminar a semana do Global Action Days do Programa Eco-Escolas, que foi marcada por atividades especiais em escolas e instituições em todo o mundo, o Conselho Eco-Escolas da Cidenai organizou, mais uma vez, a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, galardão máximo atribuído pelo trabalho desenvolvido no anterior em prol do ambiente.

Na nossa escola, esta cerimónia foi o culminar duma semana em que continuamos a trabalhar pela proteção do planeta, espalhando eco-pontos em todas as salas, fazendo compromissos de mudança de atitudes e até encorajando líderes mundiais a levar mais longe o compromisso com a Terra.

Neste dia, para além de apresentarmos à comunidade escolar o novo Conselho Eco-Escolas, revelámos os nossos dotes musicais e alegrámos os ouvidos de todos os presentes com um novo Hino do Eco-Escolas.

Aqui fica o vídeo do evento. Esperamos que se juntem a nós em mais um ano cheio de desafios!

A.G.

VISITA DE ESTUDO AO BANCO SANTANDER TOTTA

No dia 02 de fevereiro de 2016, das 15h15 às 17h00, a turma do 3.º ano do Curso Técnico de Comércio participou numa visita de estudo ao Banco Santander Totta.

A receção aos formandos, feita pelo Diretor de Balcão, Dr. Jorge Costa, cumpriu os formalismos adequados a uma visita deste nível.

A visita guiada teve como primeiro ponto a função do caixa. Explicou os trâmites do dinheiro depositado pelos clientes. A triagem na máquina para detetar as notas falsas e seu destino. Informou os formandos como devem proceder caso tenham em seu poder uma nota falsa.

Seguirame para o gabinete do diretor, onde este fez uma abordagem ao historial do banco e a sua função. De seguida, cada técnico falou dos seus produtos, nomeadamente Abertura de Conta, Custos de manutenção, Descoberto Bancário, Cartão de Crédito e Débito; Planos, Poupança Reforma, Plano Poupança à Habitação, Depósitos a Prazo, Aquisição de Ações, Tipo de Cheques e respetiva responsabilidade, Livranças, Desconto de Letras; Taxa Ativas e Taxas Passivas, Euribor e SPREAD.

Com esta visita os formandos puderam associar as aulas teóricas e prática simulada com a realidade.

No final de cada sessão os formando puseram as suas dúvidas, as quais foram esclarecidas por cada técnico.

A Escola agradeceu a colaboração da Instituição para o enriquecimento dos formandos numa área complexa.

JS