CLUBE DA SAÚDE

EsNúcleo de Promoção para a Saúdete Núcleo, em atividade na escola desde o ano letivo 2008/2009, tem realizado várias iniciativas com o objetivo de sensibilizar os jovens formandos para a importância da prática de hábitos saudáveis.

Assim, durante o ano letivo, a escola dinamiza várias atividades, quer aproveitando datas comemorativas, quer seguindo sugestões do Serviço Nacional de Saúde ou da Direção Geral de Educação, quer aproveitando alguma situação pontual na Comunidade Educativa, como a prevenção da gripe ou a importância de lavar as mãos.

            O Dia Mundial de Alimentação é sempre aproveitado para lembrar hábitos alimentares saudáveis.

             No Dia do Não Fumador relembra-se os malefícios do tabaco e a importância para a saúde ao ser não fumador.

Com a colaboração do Centro de Saúde, que tem sido um parceiro muito importante para este Núcleo, realiza-se anualmente uma Feira da Saúde, onde se alerta para comportamentos de risco dos jovens, que levam a doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade ou desequilíbrios alimentares, como anorexia e muitos outros problemas de saúde. Fala-se também da importância da higiene oral para um coração saudável e outros temas como as bebidas alcoólicas, as bebidas energéticas.

Rastreios de visão, rastreios em Unidades Móveis de Saúde, no âmbito do Programa “Cuida-te” e, por vezes, a colaboração com faculdades da área da saúde com respostas a inquéritos são também atividades que são realizadas na Escola Cidenai.

De acordo com a Lei nº 60/2009 de 6 de agosto e a Portaria nº 196-A/2010 de 9 de abril, a Escola Profissional de Serviços Cidenai desenvolve ao longo do ano letivo, variadas atividades concretas no sentido de uma educação sexual que leve a uma vida responsável e saudável, nesta área, dos jovens formandos da escola. O Projeto de Educação Sexual que todos os anos a escola põe em prática, em todas as turmas, é uma preocupação constante de prevenção e esclarecimento dos formandos. Através de atividades lúdicas, como o teatro, filmes ou até música, alerta-se os formandos para comportamentos sexuais de risco e irresponsáveis e debate-se temas que são previamente escolhidos por eles. Nesta área, mais uma vez, o Centro de Saúde, através de técnicas especializadas, vem à escola realizar sessões e fala com os formandos sobre métodos contracetivos e esclarece todas as dúvidas dos formandos.

A Escola tem a obrigação de ensinar e lembrar, quanto importante é a saúde de uma pessoa para a sua felicidade, e daqueles que a rodeiam!

 

NPSCidenai

Prometemos continuar a promover estes bons hábitos, pois, como a máxima que nos rege, SAÚDE É VIDA.