SEMANA DA ENERGIA E DO AMBIENTE NA CIDENAI

Na passada semana de 30 de maio a 5 de junho, a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Agência de Energia do Porto, promoveu a Semana da Energia e do

Ambiente, durante a qual várias escolas do concelho desenvolveram e dinamizaram iniciativas e atividades que visavam consciencializar para a necessidade de adotar políticas energéticas responsáveis e para a proteção do nosso planeta.

Como já vem sendo hábito, nos últimos anos, a Escola Cidenai, em Santo Tirso, marcou presença e obteve um lugar de destaque no programa da Câmara, com várias iniciativas abertas à comunidade e com parceiros de topo.

No dia 2 de junho, o sol saiu para agraciar a I Edição da Cidenai Solar Race. Este evento, organizado pela Escola Cidenai, consistia na conceção e execução de um carrinho movido a energia solar, privilegiando a utilização de materiais reutilizáveis e recicláveis. Com a participação de várias escolas do concelho, um júri constituído por um representante da Câmara Municipal de Santo Tirso, da DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, e da Direção da Escola Cidenai teve a difícil missão de avaliar os carrinhos presentes, em parâmetros que englobavam a qualidade técnica, criatividade e inovação, empreendedorismo, enquadramento curricular e desempenho, entre outros.

Com o objetivo de alertar para a necessidade de utilização de energias renováveis, promover boas práticas no campo do consumo e eficiência energética e promover o convívio entre as diferentes escolas, a Cidenai Solar Race viu o pódio completo com o carrinho Sedcrem, da Oficina, seguido de perto pelo Ginas Móbil e pelo Fiat Nisso, segundo e terceiro classificados, respetivamente, ambos desenvolvidos por alunos da Cidenai, que puseram em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso. Parabéns a todos os participantes!

No dia seguinte, dia 3 de junho, foi a vez de a comunidade escolar da Cidenai aprender um pouco mais sobre “Eficiência Energética”, numa palestra dinamizada pelo Eng.º Alexandre Varela, da AdEPorto – Agência de Energia do Porto, que mostrou a todos os presentes os pequenos gestos que podem fazer toda a diferença no campo da energia. Desde desligar os aparelhos na tomada, não os deixando em stand-by, ou mudando para um sistema de iluminação mais eficiente, eliminando de vez as poluidoras e dispendiosas lâmpadas incandescentes, há um sem número de alterações que, se adotarmos no nosso dia-a-dia, podem ajudar a manter a temperatura terrestre estável e permitindo a manutenção de inúmeras espécies animais e vegetais.

As iniciativas em prol do ambiente continuam até ao final do ano letivo, por isso se quiseres saber mais sobre os nossos projetos e sobre o que fazemos para tornar o planeta mais verde, visita o nosso site em cidenai.edu.pt ou o nosso blog em cidenai.blogspot.pt.

A.G.