HISTÓRIA DA ESCOLA

 

Em 1989, nasceu a Escola Profissional de Serviços de Cidenai enquadrada pelo decreto-lei nº 26/89 de 21 de janeiro regida pelo Contrato Programa assinado a 29 de setembro de 1989 entre o então GETAP e o Instituto de Santo Tirso, Cooperativa Polivalente de Ensino. Foi uma das primeiras de Portugal.

No 1989/90 recebeu uma turma de Técnico de Secretariado. Em 1993/1994 abriu o curso de Técnico de Gestão Autárquica. Em 2000/2001 promoveu também o curso de Técnico de Sistemas de Informação. A escola foi crescendo e em 2002/2003 aceitou o desafio de desenvolver o Curso de Especialização Tecnológica de Aplicações Informáticas de Gestão em articulação com a Universidade Portucalense que acompanhava a nossa formação e no caso de prosseguimento de estudos atribuía unidades de crédito aos nossos finalistas que estejam nas condições previstas pela legislação.  

Desde o ano letivo de 2003/2004, participamos no esforço nacional de combate ao insucesso escolar com um Curso de Educação e Formação (CEF) de T2 de Assistente Administrativo; mais tarde, ministramos também um CEF de Empregado Comercial.

No ano letivo 2006/2007 abrimos uma turma do curso de Técnico de Comércio, pela primeira vez, e em substituição do curso de Sistemas de Informação, extinto aquando da revisão curricular do ensino profissional, passamos a ministrar o curso de Técnico de Informática de Gestão, que vigorou até julho de 2010.

Em setembro de 2010, a Oferta Formativa da Escola passou a incluir o Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, além dos que já funcionavam: Técnico de Secretariado e Técnico de Comércio.

A partir do ano letivo 2017/2018, retomamos a oferta formativa dos CEF. Abrimos uma turma do curso CEF T3 de Operador de Informática e duas turmas de CEF T2 de Assistente Administrativo e Operador de Logística.

A Escola possui uma dimensão europeia, sobretudo, desde 2004, altura em que concorre ao primeiro Projeto Europeu de mobilidade e intercâmbio de alunos: Projetos Comenius e Leonardo da Vinci. Atualmente, a Escola é uma Entidade Certificada, VET CHARTER, a nível do Programa Erasmus+, proporcionando aos seus alunos, de CEF e Profissional, a possibilidade de realizarem estágios na Europa.